Wah-wah Neon – mod para iluminação com LED

Wah-wah Neon – mod para iluminação com LED 

É o GROWL inspirando a moçada!!! Após ler nosso artigo sobre mods para wah-wah, nosso caro internauta Flávio Chaves perguntou como fazer um pedal com aquele brilho neon que está na foto. Nossa resposta foi: “- Sei lá, tenta aí e conta pra gente!”. E não é que ele tentou e conseguiu – e nos enviou as fotos e mais detalhes de como fazer esse mod bem loko? Apelidamos carinhosamente de Wah-wah Neon, mas poderíamos chamar de Pé-de-cyborg, Funk da Augusta ou Wah-wah “Laaaaaaaser”. 

Wah-wah Laser

Wah-wah Laser

Mensagem do Flávio Chaves:

“Espero ter ajudado a galera que também deseja o seu GCB-95 com uma cara mais turbinada. Aqui estão as fotos e com elas as explicações! É uma experiência legal… e lembrem-se… cortei o acrílico com uma serra tico-tico, talvez possa ser substituída por uma serra para cano d’água, mas corte com cuidado pois o acrílico mesmo sendo com 5mm é muito delicado, podendo quebrar quando serrá-lo. A cola que usei para os LEDs foi Araldite, podendo ser cola-quente… foram usados apenas dois LEDs e um resitor de 1k… tudo bem soldado e isolado para evitar curtos. É isso pessoal, boa sorte a todos!”

As descrições do passo-a-passo estão nas imagens (cliquem nas imagens para ampliar):


wah-wah-neon-01

wah-wah-neon-02

wah-wah-neon-03

wah-wah-neon-04

wah-wah-neon-05

wah-wah-neon-06

wah-wah-neon-07

wah-wah-neon-07b

wah-wah-neon-08

wah-wah-neon-09

wah-wah-neon-10

wah-wah-neon-11

Em resumo:
– preparar o molde no tamanho exato da base do wah-wah (em madeira, por exemplo)
– usar o molde para cortar a placa de acrílico (aqui ele fez com 5mm)
– lixar e dar acabamento nas laterais do acrílico
– instalar os LEDs – dois LEDs já servem, do tipo comum, 3 volts, respeitando a polaridade da corrente e com um resistor de 1K para poder ligar na fonte de 9v. Plugar o circuito dos LEDs na entrada de força do pedal
– colar os LEDs na placa com Araldite ou cola quente (ou o que mais achar que funciona)
– Remontar tudo e testar!

Mais uma vez nossos agradecimentos ao amigo Flávio Chaves.

14 comentários em “Wah-wah Neon – mod para iluminação com LED

  1. Olá, uma dúvida.. o Led fica sempre aceso ou acende quando o pedal é acionado?
    Gostei muito dessa Mod e quero fazer no meu Wah. Mas queria que ele acendesse só quando aciono o pedal.

    • Olá Alexandre, pelo que ele menciona na descrição está conectando diretamente à entrada de força, ou seja, ficaria aceso o tempo todo. Aqui neste site: http://stinkfoot.se/archives/553 ele descreve como fazer uma conexão assim, mas pressupõe que seu pedal tenha a chave 3PDT (usada no mod de true bypass). Se fizer isso, conte pra gente como ficou!

  2. E ae amigos guitarristas,Novidades???quem ae conhece o pedal chamado TALK BOX?Alguem?ninguem…?Muito usado nos anos 70 por Peter Frampton, Frampton usou ela extensivamente em seu álbum “Frampton Comes Alive!”poderia citar inumeros guitarristas e ate mesmo tecladistas que usaram e ainda usam o TALK BOX…Um dos guitarristas da atualidade que usa este pedal é o Richie Sambora(Bon Jovi)algumas de suas musicas:´´It’s My Life´´,ja no inicio desta musica e no solo ao meio dela…outra musica de Bon Jovi é a ´´Living on a Prayer´´,e entre outras!!!o que muitos não sabem é que o Pedal TALK BOX é um pedal facílimo de construir…que tal pesquisarmos um pouco mais sobre este pedal e…derrepente quem sabe postamos aqui como fiz com o WAH WAH NEON rsrs…batizado pelo proprio GROWLVamos lá guitarras de plantão,mãos a obra!!!

    • Grande Flávio Chaves! Teve um par de gente procurando você por aqui, querendo ajuda para fazer ou para comprar o mod Wah wah Neon de você! Eu topo o desafio do talk box… mas é realmente fácil de fazer? qual o princípio dele?

      • Bom dia amigos…bem o talk box como o próprio nome já diz´´falar na caixa´´consiste num pedal com um driver dentro dele ou seja,desses que são muito usados conectados em corneta para som de carro!,usaremos apenas o driver,deve custar em torno de uns 40 reais,o som da guitarra passa pelo amplificador e ao invés de sair pelo alto falante do amplificador usa-se um botão DPDT para desviar o som para esse driver,na saída do driver onde sai o som e é conectado a corneta,conectamos uma mangueira que servirá de duto para o som da guitarra!!!a outra extremidade da mangueira vai de encontro a boca do guitarrista,desta forma ele poderar modelar o som que sairá pela mangueira!!!bem o som que sairá não será muito audível…portanto há a necessidade do uso de um microfone ligado a um PA,Agora vocês lembram quando o Richie Sambora(Bon Jovi)usa uma mangueirinha na boca do lado de um microfone?pois é ta ae o segredo….a outra extremidade dessa mangueira esta conectada a um driver!!!deem uma olhada neste vídeo do you tube a desenvoltura do guitarrista RICHIE SAMBORA na musica ´´Livin ´on a player´´ http://www.youtube.com/watch?v=ynHQf3Bv0-0&list=PLZ-OXayuzRPqamBARXXp-4t5fzAnvEmAh

      • Es aqui mais um video para si ter uma ideia ´´para quem JÁ OUVIU e não conhece o TALK BOX´´Neste video o Guitarrista PETER FRAMPTON usa o talk box na musica Do You Feel Like We Do…veem que no palco ele tem Dois microfones a sua disposição,um para cantar e o outro para o talk box,observe que no video (1,45min)ele arrasta com o pé uma caixa branca,isso é o TALK BOX,bem grande não é?e veem a mangueira que sai na parte superior desta caixa…por essa mangueira que se passa o som da guitarra e ele modela com a boca!me mandem um site para que eu possa novamente postar algumas fotos de esboço para essa ideia!!! deem uma olhada no video http://www.youtube.com/watch?v=1fXQzaqrtcs

  3. Amigo Bom dia!!!
    eu fiz uma modificação no meu vox, só que coloquei um led rgb, só que quando o led muda de cor, fica zunindo minha caixa igual um monte de abelha, se souber como tirar, da uma moral ai!

    abraçosss!!!

    • Olá, amigo! Difícil dizer assim de cara, até porque não sou especialista… os mods que fiz até hoje foram seguindo passo-a-passo. Enfim, estou imaginando se o LED que troca a cor seria compatível, ou se você teria que mudar alguma coisa no circuito. Pelo que pesquisei na internet agora, um LED que troca de cor é no fundo feito de dois (ou mais LEDs). Como o LED só acende quando se passa corrente em uma direção, os dois LEDs dentro desse estão invertidos um com o outro, e deve ter algum chip que fica invertendo a corrente. Então em uma cor deve acender normal e funcionar como o esperado (como um LED normal), quando o chip inverte a corrente pode até ser que a cor mude, mas talvez o circuito que alimenta o pedal esteja invertendo também (aí não vai funcionar e deve fazer um barulhão) ou apenas essa derivação pros LEDs esteja atrapalhando de alguma forma a corrente de energia que vai para o circuito do pedal.
      Primeiro eu testaria trocar esse LED por um normal (uma cor) e ver se o problema persiste.

        • Essa eu já fiz! hehehe Por isso é bom sempre fazer um mod de cada vez. Tente remover as conexões do LED e testar só o pedal com o True Bypass. Eu apanhei bastante quando fiz, o pedal que instalei era uma PCB antiga do pedal JH-1 então testei na raça.

          • no meu fui rápio e facil, o problema mesmo é só o led rgb, pois o led normal está ok!!!

            mais queria encontrar uma forma de deixar o rgb mesmo, pois esteticamente fica muito legal!

          • Pelo que vi o assunto pode ser bem complicado mesmo… o LED tem quantos terminais? Está usando um resistor com ele?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *