Wah-wah – mods e melhorias

Wah-wahs – mods e melhorias

Já falamos um pouco sobre mods (modificações) em pedais aqui. Sem dúvida um dos pedais campeões em modificações são os wah-wahs, por conta dos diversos timbres possíveis e, sem dúvida, por conta da tentativa de replicar os timbres clássicos de pedais antigos feitos com componentes que não existem mais.

Wah-wah Tunado!
Wah-wah Tunado!

Vou listar aqui as das principais modificações feitas. A maioria é relativamente barata se for um adepto do “faça você mesmo”, pois consiste na troca de componentes. Fica fácil também voltar ao original, bastando recolocar o componente trocado. 

Importante ressaltar que muitos desses upgrades ficam muito melhores se feitos com componentes de alta qualidade. Os fabricantes vem tentando conter os custos nas últimas décadas, e acabam reduzindo a quantidade de componentes e principalmente, sua qualidade.

Importante ver se ele é “compatível” com mods. Parece que alguns pedais mais novos estão vindo com os componentes meio que embutidos nas placas…

Vamos lá:
 

Switch 3PDT - True Bypass Mod

Switch 3PDT – True Bypass Mod

True Bypass

Acho que é o mais comum de todos. Troca-se o switch (o “liga e desliga”) que fica abaixo da ponta do footswitch, do SPDT original por um DPDT ou 3PDT (ideal porque facilita o mod de LED descrito a seguir). Isso é feito pois o wah-wah é um dos pedais que mais rouba sinal da cadeia, mesmo quando está desligado. Com esta modificação o sinal passa direto quando o pedal está desligado. É a minha pergunta: cacete, qual a diferença de preço entre colocarem um SPDT e um 3PDT? hein? hein? Algumas marcas parecem ter esquecido da qualidade do som e só pensam em dinheiro…

LED Mod

Muito simples se estiver fazendo o mod de True Bypass com um switch 3PDT. O led vai deixar seu pedal bacanudo e brilhando quando estiver ativo. (Aqui como fazer)

Troca de Indutor

O indutor costuma ser visto como um dos principais componentes da tonalidade do wah wah. Diversos dos sites que eu li refutam isso e após assistir dezenas de vídeos no YouTube posso dizer que realmente modificam o timbre, mas pouco se comparado com outros mods aqui descritos.
Quando se abre o wah-wah, o indutor é uma peça mais alta e redonda, em plástico preto (nos Dunlop ou Vox normais), parece uma pilha de moedas bem no meio do pedal. Geralmente troca-se pelos conhecidos “Fasel”, que existem nas cores vermelha e amarela (fabricados pela Dunlop como re-issue dos vintage). Alguns mods colocam a opção de switch entre dois tipos de indutor. Ou então os Whipple Halo e suas variações feitas à mão.
Legal saber que existem diferenças sutis entre indutores e, segundo este artigo (na parte “Inductor Magic”) tudo leva a crer que os indutores podem mudar com o tempo (para melhor), conforme mudam sua estrutura magnética, dependendo do material que é feito. Esse efeito pode ser simulado com uma bobina maior, que significa um indutor customizado…

Vocal / “Q” Mod

Ah, esse que eu queria! Antes eu soubesse desse mod! Em breve faço no meu e posto o vídeo. Eu tinha um CryBaby GCB95 e achava o som “fininho”, mais como um gato miando. Fiz um monte de mods, levei num especialista e ficou bem legal, mas ainda falta alguma coisa. Continou um pouco miado. Eu quero algo mais como um pato, um grasnado ao invés de um miado. (ver post sobre o wah do Lynyrd Skynyrd). Notei que os Vox costumam ir mais para esse lado que os Dunlop. E Bingo! É só um resistor, que vai em paralelo ao indutor. Os Vox vem com um resistor de 68k enquanto os Dunlop com um de 33k. Os antigões (Clyde McCoy) com um de 100k. Só pode ser que a maioria das pessoas prefere o som de gato do que o de pato… custo que não é!

Circuito do Vox 847

Circuito do Vox 847

Circuito do GCB95

Circuito do GCB95

Fotos cordialmente tungadas do website http://www.wah-wah.co.uk 

Mod de volume

Os wah-wahs comuns vêm com um resistor chamado de “Input”, com 68k. Se você fizer o mod de True Bypass, trocar esse componente por um de 47k pode ajudar a compensar uma eventual perda de volume. Se reduzir muito, pode começar a pegar sinal de rádio no seu wah!  😉

Sweep / Range / Curso do pedal

Diferentes wahs costumam ter cursos diferentes, ou seja, a faixa de frequencias que ele trabalha entre estar todo “fechado” (pedal recuado) e “aberto” (pedal pra frente). Já vimos aqui no blog como fazer um ajuste básico, nos beneficiando do range do potenciômetro ser maior que o pino dentado que o controla. Trocando esse capacitor (original de 0.01uf) por um de valor maior, muda o range pro lado dos graves, valor menor, para os agudos.

Ganho e Graves

Tem um resistor (de 470 ohm no Vox e 390 ohm no Dunlop) que influi no ganho e resposta de graves. Diminuindo o valor aqui leva a um maior ganho (até certo nível bom se você colocou o True Bypass) e mais graves. Os modders recomendam colocar um valor entre 270 e 330 ohms. Menos que isso pode deixar o som muito distorcido e embolado.

Médios

Trocar o resistor de 1,5K por um de valor maior aumentará os médios, e de certa forma deixará mais suave a transição entre os graves e agudos. Particularmente acho que isso reduziria um pouco o efeito de som de pato… Recomendam um valor de 1,8k até 2,7k. Uns falam em até 4,7k (meninos, eu vi).

Potenciômetro

Quando você move o pedal para frente e para trás (o switch / alavanca, mané!) ele está girando um potenciômetro no sentido anti-horário e horário. Para quem não sabe, um potenciômetro é basicamente um resistor variável (aumentando ou diminuindo a resistência conforme o controle). Então aqui influi o valor do potenciômetro (resistência) e o chamado “taper”, ou seja, a forma como trabalha (linear, logarítmica, etc). Os potenciômetros para wah-wah possuem um taper específico para wah-wahs. A Dunlop produz os famosos Hot-Potz (I e II) e mais alguns tipos diferentes. Acho que a Fulltone produz também, tem também os Pro-pot e os Area 51. Geralmente se buscam as réplicas dos vintage ICAR. Eu diria que vale trocar principalmente se o seu estiver com problema (chiado ou falhas quando mexe o pedal).

Buffer de saída / output buffer

Um mod que falam pouco é sobre o buffer de saída / output buffer. Ele resolve um problema percebido tipicamente quando se coloca o wah-wah antes de um Fuzz (geralmente Fuzz Face). Como a entrada do Fuzz Face tem baixa impedância, o wah-wah perde o efeito, ficando sem range, menos vocálico e às vezes só guinchando… Sei que sou ninja, eu percebo isso com o wah-wah antes da maioria dos pedais! Estava até usando o wah-wah mais pro final da cadeia de pedais. Mesmo colocando um buffer de saída ele não afetará o som, pode ficar tranquilo e fazer seu True Bypass em paz. Tem um pra vender neste site, vai notar que é um tanto caro!

Buffer passivo para wah-wah

Buffer passivo para wah-wah

Alguns modders sugerem, ao invés disso, colocar um resistor de 50k na saída do circuito que fará efeito semelhante (neste forum um cara mostra como fazer), um buffer passivo. Ou, melhor ainda, colocar um potenciômetro de 50k, assim você pode regular o ponto ideal em que o wah-wah vai conversar com seu próximo pedal na cadeia! Do mal!

É fácil achar schematics na internet para os principais pedais de wah-wah, bem como passo-a-passo de como fazê-los. Tou querendo muito pegar o JH-1 que está à venda aqui e colocar umas firulas. É claro que vai ficar mais caro… 😉

27 comentários em “Wah-wah – mods e melhorias

  1. Ola brother tudo bem?
    Fiz o mod de Sweep / Range colocando um capacitor de 0.022 uf, que aumentou o percurso do wah (só que pro lado dos graves) senti falta do agudo (gosto do wah ardido) minha duvida voce fala que se colocar um capacitor de valor menor do original 0.01 pode ir pro lado dos agudos, qual você recomendaria, e se existe uma forma de deixar o wah tanto com esses graves poderoso quanto com agudos estridentes, abração

    • Olá amigo, na minha opinião a modificação que mais altera o timbre do wah é o vocal mod. Em teoria, ele vai justamente puxar a curva de médios pra baixo, então proporcionalmente os agudos e graves vão aparecer mais. Essa modificação do sweep justamente altera a faixa de frequências, então se você puxar pro agudo vai perder graves e vice versa. Um mod vocal + o mod de ganho (aqui recomendo potenciometro pra voce poder ajustar como quiser) acho que iriam mais na direção do que você quer.

  2. alguém sabe uma alternativa para retirar o ploc no acionamento do efeito após a instalação dos leds?

      • Oi amigo, eu não me lembro desse resistor, talvez por isso o meu tbm estar com o ploc, quanto seria o valor ôhmico do resistor e deve estar em paralelo ou em série com o LED?

  3. Tenho interesse em fazer o mod para deixa o som mais vintage. Eu fazendo o mod de vocal consigo chegar nesse timbre característico? Quanto ao indutor a troca seria pelo vermelo ou amarelo?

    • Olá amigo, o mod vocal no GCB fica bem legal. Costuma aumentar um pouco o ruído, no entanto. O indutor mais vintage é o whipple halo (são fabricados alguns clones por ai). Quanto ao amarelo e vermelho, vale dar uma pesquisada em vídeos no YouTube. Eu prefiro o vermelho.

  4. Gostei muito do site! Me motivou a fazer meu mod… Você podem me informar onde encontro led azul? Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    • Olá amigo, obrigado pela visita! A maioria das lojas de componentes eletrônicos tem os leds nas diferentes cores.

  5. Bom dia…obrigado pela atenção!

    Então ontem fiquei fuçando o dia todo nele, mas como te falei, testando com o multimetro, no local do R5 (33K – de fabrica), o sinal esta passando direto, não esta sendo interrompido. Entendo que onde tem um Resistor, deveria estar interrompido e dai o sinail passa pelo Resistor com a devida resistencia (33k ou 47k ou 68 k ) o que faria a diferença. Mas do jeito que esta, não muda nada, esta como se fosse um jumper, o sinal passa direto.
    Minha duvida se isso ocorre mesmo, pq todo mundo faz e relata esta modificação….fiz todas as outras e deram resultados…..só este que não.
    Será que pode ter algum componente em curto…?
    O som do Wah-Wah esta saindo, tá bem legal, mas queria mais este mod.

    • opa… é realmente difícil avaliar assim, só tenho como dar umas dicas. Veja se não há um curto no conector P10 (entrada e/ou saída). Definitivamente você deve testar a resistência sem nenhum cabo conectado. Mas se o jack estiver em curto pode estar aí o seu “caminho fechado”. Quando você pluga e testa com o cabo conectado ele “abre” e passa corretamente pelos 33k. Você chegou a trocar o resistor por outro? Não mudou nada no som?

  6. me fale ai amigo onde acho para comprar o indutor foi justo o que deu problema no meu wha wha cry baby dunlop aguardo ve pra mim por favor abraço

  7. Boa noite realizei todo o procedimento no meu pedal wah, coloquei um led para sinalizar o on e off, quando ligo a chave 3pdt 9 vias da um estalo no momento do ato de ligar, quero saber como posso retirar isso ou se realmente tem alguma possível possibilidade?

  8. E ae amigos?ja enviei as fotos de como fazer esse modo luminoso no pedal WAH WAH,e ainda não vi a publicação!os interessados me add no face book!FLAVIO CHAVES foto é um bb com uma guitarra branca,é o meu bb!valeeew…

  9. Bem…eu já cortei o acrílico…esta quase pronto só falta o acabamento com uma lixa dágua nº100…foi dificil achar mas não impossivel….eu comprei um pedaço de uma madereira aqui perto de casa!assim que estiver pronto eu compartilho com a galera!só ñ sei como por as fotos por aqui ainda!faleeeew….o meu face esta FLAVIO CHAVES.TENTEM ACESSAR!VALEEEEW

    • Só entrar em contato pela nossa página de contato aqui no blog. Aí te mando nosso email pra pegar as fotos e descrição do mod. Parabéns! Tenho certeza que vai ficar da hora!

    • Olá, tem que mandar fazer em lugar especializado, ou tentar adaptar alguma peça. Um plástico grosso também deve servir, só precisa cortar e arrumar as arestas com cuidado. Se testar e der certo, compartilhe com a gente!

  10. Pingback: Pedal para Guitarra: tipos de pedal de efeito

  11. Pingback: Lynyrd Skynyrd - equipamentos dos guitarristas

    • Bem louco, mesmo! Não achei o tutorial, acho que se coloca vários LEDs em série, em toda a volta do pedal. Tem algum espaçador transparente entre o case do pedal e a tampa de metal, aí deixa passar a luz. Talvez algum tipo de espaçador tipo aquele de separar piso…

      • Verdade amigos,muito show este efeito em azul…mas sabe o que imagino ser?uma tampa feita em acrílico com uns 5 mm de espessura,com as bordas bem polidas e do mesmo tamanho da tampa original,e esta entre o pedal e a tampa original do pedal…e neste acrilico deve ser ligado alguns leds azul…uns dois tres!sei lá,vou tentar fazer com o meu!vamos tentar entrar em contato!

        • Legal, cara. Quando fizer, mande as fotos que a gente posta aqui um tutorial! (ps. retirei seu email da mensagem pra evitar que você receba spam dos bots que circulam pela internet). Também podem me contatar via página de contato aqui no site, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *