Tweed Deluxe 5E3 Clone – meu projeto parte 1

Como não consigo ficar parado por muito tempo tive a brilhante ideia de tentar montar meu próprio amplificador. Estava conversando com meu amigo Fábio Cruz da Guitar Labs pedais (ele que fez o TS-808 melhorado que estou usando) e ele tinha mostrado o amplificador que ele tinha montado com base num Soldano, se não me engano. Foi aí que ele recomendou um projeto muito legal para iniciantes, um clone do Fender Tweed Deluxe ’57 (circuito 5E3). Eu tava pensando antes em fazer um AX84 (projeto DIY de amplificador mais famoso do mundo), mas mesmo com vasto material, não tem tanta orientação ou discussões quanto o 5E3.

Vejam que belezura pode ficar o menino!

5E3 Tweed Deluxe combo

5E3 Tweed Deluxe combo


O Tweed Deluxe é um amplificador clássico da Fender, utilizado desde os anos 50 por muitos guitarristas famosos, faz parte da história do Rock and Roll! Trata-se de um combo de 18 Watts valvulado, com duas válvulas 6V6 no power, uma 12AY7 no primeiro estágio do pré-amp e uma 12AX7 no segundo estágio. A retificação da corrente é feita à valvula, com uma 5Y3. O alto-falante é de 12 polegadas.

Aqui um pouco do som de um ampli:

Pelo que li, este é um amplificador do tipo “Push-pull”, mas são detalhes dos quais não entendo muito (ainda!). É um projeto simples pra quem entende pouco e permite as mais diversas customizações mais tarde – que eu provavelmente farei e postarei aqui no blog.

Primeira coisa é buscar o Schematics (desenho do circuito) e o Layout (desenho de como ficam os componentes e fiação na realidade).

Vai aí de lambuja pra quem quiser:
Tweed Deluxe_5e3_Schematics Original
Tweed Deluxe 5E3_Schematics redesenhado Steve Luckey
– referência interessante, desenhada de um jeito menos porco

Tweed Deluxe 5E3 Layout original
Tweed Deluxe 5E3 Layout redesenhado Steve Luckey – é bom e muito mais fácil de visualizar. Infelizmente não possui as outras conexões de alimentação de filamento, switches, etc.

Tweed Deluxe 5E3 Layout da Ceriatone – esse é o layout do clone feito pela Ceriatone, uma empresa que faz kits de amplificadores DIY. O bacana desse layout (além de bem desenhado) é a substituição do switch originalmente usado como terra por um switch de standby.

Aí foi tomar coragem e começar o aprendizado.
Li todas as apostilas do curso de Eletrônica de Rádios Valvulados do Instituto Monitor, que encontrei em algum fórum da internet.
Li muitos, muitos fóruns e enchi muito, muito o saco do Fabinho.

Aqui vai um manual de referência excelente da Tube Depot. Eles também fazem kits do Tweed Deluxe e esse é o manual de montagem do kit deles, fica uma boa referência (apesar do kit deles ser com placa PCB e não a ponto-a-ponto).
Eles também têm diversos vídeos no YouTube mostrando como montar partes específicas desse ampli.

Outras dicas muito boas e práticas vieram do cara da BootHill amps. Ele vende kits de amplificadores e tem uma página só com dicas de soldagem, dicas de segurança, etc.

No próximo post, algumas das partes que compõem esse maravilhoso amplificador!

Tweed Deluxe traseira

Tweed Deluxe traseira

12 comentários em “Tweed Deluxe 5E3 Clone – meu projeto parte 1

  1. ola!!!
    me chamo MARCIEL.
    estou procurando ha tempo por um amplificador com um som mais natural possível, nao gosto muito de efeito,
    e cheguei ate aqui..gostei demais desse amplificadorTweed Deluxe 5E3 Clone. eu baixei de tudo o que tinha direito no seu site, sobre essa beleza de amplificador.
    quero ser muito sincero, pelo que eu percebi é um kit!!
    e como eu faço para montar um deste, fiquei muito curioso em saber!! custa muito caro para finalizar um deste?…por favor gostaria que vocês me retornassem ,minhas perguntas e duvidas….muito obrigado

    • Olá Marciel, tentei passar o máximo de informações que eu encontrei. Eu já terminei o ampli faz um tempo, mas não consegui mais tempo para postar detalhes sobre a montagem. Enfim, existem empresas que fornecem kits dele, talvez até algumas no Brasil – nos EUA com certeza. Mas os kits costumam ser um pouco caros, realmente para quem quer construir o próprio, pois às vezes são mais caros que muitos amplis prontos de qualidade. Eu fui montando com peças importadas e algumas como o chassi “improvisadas” por aqui. O custo final, incluindo alto-falante celestion, válvulas, etc deu um pouco mais de R$ 1.600,00. Barato para um ampli deste grau e, claro, sem considerar as infinitas horas gastas com pesquisa e construção. Vale a pena. Leia os posts aqui no blog aos poucos e leia tudo o que puder sobre amplificadores valvulados por aí, especialmente se nunca tiver construído um.

  2. Olá, cheguei até aqui pesquisando sobre projetos do 5e3 e nesse post várias dúvidas minhas foram esclarecidas. Estou criando coragem para começar montar um, mas muitas dúvidas me cercam, gostaria de uma lista dos componentes, pois nos esquemas não constam por exemplo a potência dos capacitores. Seria grato pela ajuda. Você fez ponto a ponto? Usou placa com turrets?

    • Olá amigo, vale a pena, projeto muito legal para DIY! No próximo post resolvo todas essas dúvidas suas. Estou quase terminando o post. Volte sempre!

      • Olá amigo da growl. Me interessei por esse 5E3. Poderia mandar o esquema e os valores dos componentes pra mim também?
        Te agradeço desde já, abraço.

        • Olá amigo, os schematics e lista de peças estão nos posts que fiz sobre o amplificador. Se não encontrar, me avise. Abraços!

    • Sim! Está praticamente pronto. Estou fazendo os testes finais nele, acabei de corrigir umas falhas (som estava pipocando por conta de uma solda ruim). Falta chegar o tecido da tela da frente (o que eu coloquei tá feio demais agora) e a plaquinha escrito Fender Deluxe que encomendei com um cara no ML. Logo mais continuo com os posts e posto a demo final do som dele. Se quiser enveredar na fabricação, recomendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *