Ajuste do wah – Como ajustar / regular o curso do pedal Wah Wah fácil

Um vídeo legal que encontrei hoje, simples e fácil. Explica como fazer o ajuste do wah wah, isto é, ajustar o curso dele, que basicamente altera os limites mínimo e máximo.

Saquei um wah que estava passando na minha frente e fiz um teste, parti pro ajuste do wah. No meu caso eu queria deixar o limite agudo mais alto / agudo, para que o limite grave subisse também e não ficasse tão fechado (sensação de que estava com perda de sinal nos graves).

Deu certo! Ficou um pouco estridente, vou abrir de novo e baixar um pouco, mas no geral é super simples.

Para quem não entende picas de inglês, o cara fala no vídeo para você abrir o pedal (desparafusando embaixo), depois solta um pouco (não tudo) o parafuso da travinha plástica (geralmente branca, número 2 da foto) que fica “empurrando” a barra dentada que gira o potenciômetro (número 1 da foto).

Ajuste do wah wah

Ajuste do wah wah


Depois do ajuste é só colocar tudo no lugar de novo.

Para ouvir enquanto ajusta, faça com tudo ligado como o cara fez, mas fique esperto – não encoste em parte alguma do circuito, cuidado para não deixar cair parafusos ou mesmo a chave de fenda / philips, cerveja, refri, suco, baba, etc senão vai ver umas luzes e provavelmente isso vai danificar você e o pedal.

É apenas um ajuste do wah wah. Longe de ser uma modificação como as provocadas por mods (trocas de componentes), mas pode trazer grande diferença do timbre geral do seu pedal.

2 comentários em “Ajuste do wah – Como ajustar / regular o curso do pedal Wah Wah fácil

  1. Pingback: Mods para Wah-wah

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *